O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

terça-feira, 8 de abril de 2014

LIVROS SOBRE MITOS NÓRDICOS EM PORTUGUÊS

Mais do que nunca, a mitologia nórdica está extremamente popular em nosso país, mas a maioria dos livros disponíveis em língua portuguesa sobre este tema ainda são de caráter mistificador, esotérico ou com pouca seriedade documental. Abaixo segue uma listagem dos títulos recomendados pela comunidade acadêmica.




1. DICIONÁRIO DE MITOLOGIA NÓRDICA

A obra mais completa sobre o tema em português, com 220 verbetes e 590 páginas, com a participação de 22 pesquisadores nacionais e estrangeiros.







2. MITOS NÓRDICOS, de Raymond Ian Page, SP: Centauro, 1999.

Obra básica e introdutória ao estudo acadêmico da mitologia escandinava, ilustrado somente com fontes iconográficas medievais. O seu autor é um famoso escandinavista e epigrafista britânico.




3. DEUSES E MITOS DO NORTE DA EUROPA, de Hilda Davidson, SP: Madras, 2004.
Clássico dos estudos de mitologia escandinava, escrito originalmente em 1964 pela britânica Hilda Davidson. Aprofunda diversos aspectos dos mitos, possuindo uma visão coerente e reflexiva, e ao mesmo tempo, sistêmica da mitologia. Para uma resenha mais detalhada, clique aqui.


4. ESCANDINÁVIA, de Hilda Davidson, Lisboa: Editorial Verbo, 1987.
Estudo mais recente e atualizado que o anterior, mas contendo um texto mais sintético e generalizador. A edição gráfica e iconográfica do livro é sensacional.




5. DEUSES, MONSTROS, HERÓIS: ensaios de mitologia e religião viking, de Johnni Langer, Brasília: UNB, 2009.
Coletânea de estudos sobre mitos nórdicos, publicados originalmente entre 2000 e 2005. Além de sete ensaios, o livro contém dois textos anexos e treze resenhas de livros especializados. Para uma resenha mais detalhada, clique aqui.




6. SAGA DOS VOLSUNGOS, anônimo, tradução de Théo Moosbuger, SP: Hedra, 2009.
Tradução da mais famosa saga lendária, baseada na poesia éddica e tendo como eixo as aventuras do herói nórdico Sigurd, o dragão Fafnir e a valquíria Brynhild. Para uma resenha mais detalhada, clique aqui.



7. DO MITO AO ROMANCE, de Georges Dumézil. SP: Martins Fontes, 1992.
Clássico do famoso mitólogo francês Georges Dumézil, realizando uma análise da saga de Hadingus, além de anexos contemplando outras perspectivas nos estudos nórdicos. Para um melhor aproveitamento da obra, é necessário um conhecimento básico da mitologia escandinava.



8. INTRODUÇÃO À MITOLOGIA VIKING, de John Grant, Lisboa: Editorial Estampa, 2000.
Obra de popularização, recomendada somente aos iniciantes. Contém diversos erros interpretativos e nas legendas/identificação das imagens.


9. GUIA CRÍTICO DA MITOLOGIA ESCANDINAVA, de Johnni Langer, Webartigos, 2010.

Guia bibliográfico com a indicação de fontes primárias, artigos e livros sobre mitologia nórdica publicadas em diversas línguas, tanto para os pesquisadores iniciantes quanto os avançados. Clique aqui para acessá-lo.

Prof. Dr. Johnni Langer (UFPB/NEVE).