O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

OS VIKINGS E OS ECLIPSES



Cena do documentário "Did God Create the Universe?", onde um grupo de nórdicos observa um eclipse solar total e através de um charivari afugenta Sköll (01´:04´´ a 3´:50´´ do documentário, legendas em espanhol). Charivari é um termo antropológico utilizado para descrever povos que temem eclipses totais do Sol e Lua e através de música, algazarra ou muito barulho, espantam o(s) monstro(s) causador(es) do fenômeno celeste (não previsível para a maioria das culturas). Não há evidências textuais para charivari entre os vikings, é uma alusão levantada pela comparação de mitos celestes pelo mundo. 

Link para o documentário:



Estudo sobre os eclipses, o mito de Sköll e o Ragnarök na Escandinávia pré-cristãEstudo sobre os eclipses, o mito de Sköll e o Ragnarök na Escandinávia pré-cristã, clique aqui.