O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PALESTRA NA UFRJ SOBRE ESCANDINÁVIA MEDIEVAL




Quem reside no Rio de Janeiro terá a oportunidade de conferir algumas das mais recentes pesquisas desenvolvidas pelos escandinavistas brasileiros. O professor Johnni Langer (UFPB) participará do Seminário de História Medieval promovido pelo PEM/PPGHC da UFRJ, na qual terá a oportunidade de ministrar a palestra: As pesquisas de Escandinávia Medieval no Brasil. Nela, serão abordadas as investigações atuais dos membros-pesquisadores do NEVE, deste temas históricos e literários até pesquisas sobre mitologia e religiosidade pré-cristã. Como desfecho, o professor apresentará suas mais recentes reflexões sobre mitos celestes na Era Viking, especialmente os que envolvem narrativas sobre estrelas e constelações.
A palestra será ministrada no Instituto de História da UFRJ, localizado no Largo São Francisco de Paula n. 1, centro, sala 317, no dia 05 de novembro, quarta feira, as 14 horas. 
A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Mais informações: clique no site do PEM