O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

sábado, 9 de maio de 2015

ARTE E MITOLOGIA NÓRDICA



Pintura Der Kampf des Thor mit der Schlange des Midgard (1788), de Johann Heinrich Füssli, analisada no verbete THOR do Dicionário de Mitologia Nórdica.

 
A arte sempre foi uma das formas mais populares da mitologia nórdica ser divulgada no Ocidente. Seja com a literatura, ópera ou as artes plásticas, ela foi um dos temas preferidos dos artistas, especialmente durante o romantismo oitocentista.

Sabendo da enorme importância para o imaginário entre  arte e mitologia, o Dicionário de Mitologia Nórdica conta com diversas análises de algumas das mais representativas imagens da temática, envolvendo deste fontes primárias do medievo até manifestações visuais do mundo atual. Diversos verbetes analisam fontes iconográficas (como Odin, Thor, Loki, Sif, entre outros), procurando também despertar os novos pesquisadores a adentrarem esta empolgante perspectiva analítica.

Dezenas de imagens complementam o texto, tornando o livro uma referência para os acadêmicos e interessados em geral. De românticos e neo-classicistas, como L. Frolich, Winge, Füssli, a contemporâneos como Arthur Rackham, diversos pintores e artistas gráficos foram escolhidos pela sua importância tanto na história da arte quanto nos estudos nórdicos.

Algumas das imagens inseridas no Dicionário de Mitologia Nórdica.


O Dicionário de Mitologia Nórdica: símbolos, mitos e ritos pode ser adquirido na Livrara Cultura, clique aqui.