O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

domingo, 15 de novembro de 2015

Arqueólogo amador encontra tesouro Viking em ilha dinamarquesa

Curador do museu: um tesouro como esse só é encontrado a cada dez ou quinze anos

 It’s very rare to have found so many Harald Bluetooth coins (photo: Museum Vestsjælland)
 
É algo muito raro encontrar tantas moedas com a efígie de Haroldo Dente Azul (foto: Museu de Vestsjælland)

 
28 de outubro de 2015, 8:31, por Christian W. Tradução de Pablo Gomes de Miranda (UFRN/NEVE)

Um arqueólogo amador fez uma descoberta esplêndida na ilha de Ømo, ao largo da costa ao sul da Zelândia.

A descoberta – que consiste em um raro tesouro de prata, datado desde a Era Viking – foi feita quando Robert Hemming Pulsen realizou uma viagem a trabalho para instalar cabos de fibras óticas. Junto Ele levou consigo o seu detector de metais e saiu à caça de tesouros enterrados após a tarefa.

“Um tesouro como esse só é encontrado a cada dez ou quinze anos”, disse Hugo Hvid Sørensen, o curador do Museu de Vestsjælland, onde o tesouro agora está em exposição. “ele abrange vários itens e está muito bem conservado em razão de ter sido enterrado em terra arenosa”.

Facetas de Haroldo Dente Azul

Poulsen fez a descoberta original em setembro, logo depois o Museu de Vestsjælland foi autorizado pela autoridade cultural Kulturstyrelsen a lidar com o sítio de escavação, que foi prospectado por completo ontem.

Sørensen sustentou que o achado é importante porque vai fornecer informações aos estudiosos sobre um dos períodos mais antigos da Dinamarca.

“É muito raro encontrar tantas moedas com a efígie de Harald Blåtand (Haroldo Dente Azul) – uma das moedas mais antigas desse período”, disse Sørensen.

Artigo original em inglês: http://cphpost.dk/news/amateur-archaeologist-finds-viking-treasure-on-danish-island.html