O grupo interinstitucional NEVE (NÚCLEO DE ESTUDOS VIKINGS E ESCANDINAVOS, criado em 2010) tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Parceiro internacional do Museet Ribes Vikinger (Dianamarca), Lofotr Viking Museum (Noruega), The Northern Women’s Art Collaborative (Universidade de Brown, EUA), Reception Research Group (Universidad de Alcalá) e no Brasil, da ABREM (Associação Brasileira de Estudos Medievais) e PPGCR-UFPB. Registrado no DGP-CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CONCURSO CULTURAL: SÉRIE VIKINGS

 
CONCURSO CULTURAL: SÉRIE VIKINGS
O grupo NEVE vem a comunicar a abertura de um concurso cultural para o dossiê Série Vikings (NA 10). O melhor ensaio será premiado com dois livros (Dicionário de Mitologia Nórdica e uma versão impressa do NA). Todo trabalho enviado para o dossiê será avaliado e o resultado final definido pela equipe editorial do NA, sendo o resultado publicado no site e no blog do NEVE.
Critérios para o concurso:
1 - não ser membro do NEVE (registrado no CNPQ)
2 - estar matriculado em curso regular de IES ou ser profissional graduado ou docente
3 - o ensaio deve estar adequado às normas do boletim e à temática do dossiê da edição 10 do NA (série Vikings)
4 - o ensaio deve apresentar norma padrão da língua escrita
5 – Critérios para avaliação: qualidade da narrativa, originalidade do tema, metodologia, problemáticas, bibliografia.
 
Chamada para o dossiê Série Vikings (edição 10 do NA)
O boletim Notícias Asgardianas (ISSN: 1679-9313) realizará em sua décima edição um dossiê especial dedicado à série televisiva Vikings, do History Channel. Além de constituir um grande sucesso de público, a série vem despertando interesse renovado no estudo ou conhecimento do mundo nórdico na Alta Idade Média, reforçando o fascínio que o Ocidente vem construindo desde o início do Oitocentos sobre a figura do viking. Os interessados podem enviar propostas de análise desta produção midiática e artística, contendo artigos envolvendo perspectivas da História, Literatura, cotidiano, religiosidade, política, aspectos sociais e culturais, semióticos e estéticos, cinematográficos, ressignificações e imaginário social.
 
Os trabalhos devem ser enviados até o dia 20 de janeiro de 2016 ao e-mail: neveufpb@yahoo.com.br