O grupo interinstitucional NEVE tem como principal objetivo o estudo e a divulgação da História e cultura da Escandinávia Medieval, em especial da Era Viking, por meio de reuniões, organização de eventos, publicações e divulgações em periódicos e internet. Conta com a colaboração de professores, pós-graduandos e graduandos de diversas universidades brasileiras, além de colaboradores estrangeiros. Filiado à ABHR, VIVARIUM e ABREM. Registrado no CNPQ. Contato: neveufpb@yahoo.com.br

segunda-feira, 19 de junho de 2017

NEVE publica livro em Portugal



O historiador Hélio Pires, membro do NEVE, acaba de publicar o livro Os vikings em Portugal e na Galiza: as incursões nórdicas medievais no Ocidente ibérico pela editora Zéfiro, de Sintra, Portugal. O livro é baseado em sua tese de doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa.
 
Hélio Pires também ministrará uma conferência no dia 21 de junho no Museu da Marinha em Lisboa: Rainhas, pescaria e cruzados: Portugal e a Dinamarca, dos Vikings até à Idade das Descobertas.
 
O referido museu está com uma exposição temporária sobre o tema: vikings - guerreiros do mar, com mais de 600 peças e utensílios da coleção nórdica do Museu da Dinamarca.

http://ccm.marinha.pt/pt/museu/exposicoes/exposicoestemporarias